terça-feira, 31 de maio de 2011

MAIS UM EVENTO DE SUCESSO DOS SKATISTAS

Olá galera!

Não posso deixar de reportar o sucesso do evento 1º MINI-CAMPEONATO DE SKATE DO ITAPOÃ.

O projeto que a ASKAP fez chama-se SKATE E CIDADANIA, e teve como objetivo comemorar o vínculo de voluntariado no Centro Fundamental Drª Zilda Arns, localizado na comunidade do Itapoã-D.F, mais especificamente no bairro DEL LAGO, QUADRA 378.

Como já relatado em outro post, há um professor de skate da ASKAP no local desde Abril de 2011 com o propósito de fazer a gestão do skatepark localizado dentro da escola, fomentar o skate e aplicar aulas de skate e cidadania para os alunos e moradores da comunidade, dentro do programa ESCOLA ABERTA.

Nesse dia houve o Mini-Campeonato com as categorias Iniciante, Mirim e Feminino. Além da modalidade chamada GAME, onde 2 atletas se enfretam com manobras de chão, ou seja, sem obstáculos. De acordo com os erros o juiz vai escrevendo cada letra da palavra SKATE. O atleta que errar mais e o juiz terminar de completar a palavra SKATE, será o atleta eliminado. O atleta vencedor passar para a próxima etapa.

Tivemos também a presença da banda Marmitex S.A com os vocais rasgado do GRINCORE, HARDCORE e PUNKROCK.

O espaço ficou aberto para as manifestações culturais dos alunos e o grupo de Break chamado UNDERGROUND KINGS não perdeu tempo. Composto por alunos da escola e comunidade, eles fizeram apresentação ao vivo com muita disposição.

A Diretora Fátima elogio muito o evento e disse que está disposta a ampliar a agenda de eventos da escola para novos eventos elaborados pela ASKAP.

Recebemos a presença do Administrador do Itapoã, Sr. Gesiel Miguel da Silva, que fez elogios ao evento e disse que continuará a apoiar as próximas edições do projeto SKATE E CIDADANIA. Junto com o Administrador, o Diretor de Cultura e Esporte do Itapoã, Sr. Marcos, esteve presente e também fez elogios e disse que tem o desejo de ampliar a atuação, em outras localidades da comunidade, com a construção de rampas móveis para os skatistas.

A Associação dos Skatistas do Paranoá e Itapoã sente muito orgulho em fazer parte da comunidade do Itapoã, onde é perceptivel a carrência social em vários aspectos. A comunidade teve falta de infraestrutura básica por muitos anos. Ainda não chegou a todos! Parte das crianças e jovens da Quadra 378 continuam expostos as doenças causadas por falta de saneamento básico. Não há sistema de esgoto, águas pluviais e nem asfalto nessa quadra. Outro impacto é a exposição a criminalidade e o tráfico de drogas. 

Devido a natureza da criação da comunidade, que foi via invasão de terras públicas e privadas, onde não foi possível fazer o mínimo de planejamento urbano, impactou na falta de praças no interior da comunidade, causando ociosidade esportiva e cultural. A qualidade de vida e intelectual do moradores também ficou comprometida, já que não existe esse ponto(praças) para interação entre os moradores.

A Associação dos Skatistas do Paranoá e Itapoã atua na comunidade para dispertar a conciência de cidadania dos moradores para a prática de esporte e saber exigir os direitos básico como cidadão.

Um grande abraço!

ASSOCIAÇÃO DOS SKATISTAS DO PARANOÁ E ITAPOÃ



SEGUE A LISTA DAS PESSOAS QUE ESTIVERAM POR TRÁS DA ORGANIZAÇÃO E QUE FORAM FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO DO EVENTO:

 - Gutemberg (tesoureiro da ASKAP) -  As suas sugestões foram fundamentais! Obrigado em ajudar a montar o palco, toldo, carregar cadeiras e mesas!
 - Ana Paula (Suplente ASKAP) -  As suas sugestões foram fundamentais! Obrigado por ter ajudado na inscrição e na elaboração do lanche!
 - Fátima (Diretora da Escola) - Obrigado por ter confiado na ASKAP! Obrigado pelos 50 pratos de almoço liberados no dia!
 - Marcos (Diretor de Cultura do Itapoã) - Obrigado por receber o projeto. Prometemos que vamos pertuba-lo com outros projetos bem mais elaborados!
 - DJ TONY (DJ Profissional e morador do Itapoã) - Obrigado por disponibilizar o seu tempo para esse voluntariado! Hip Hop OldSchool na veia!
 - Rodrigo Aragão (Skatista - ASKAP e Professor de skate da escola) - As suas sugestões foram fundamentais! Obrigado por controlado a mulecada durante o evento e ter ficado até o final.
 - Ronny (Skatista - ASKAP) - Obrigado por ter organizado a mulecada durante o evento.
 - Diego (Skatista - ASKAP) - As suas sugestões foram fundamentais! Obrigado por ter sido Juiz e organizado a mulecada, não é fácil não!
 - Léo Carlos (Skatista - ASKAP)- Obrigado por ter sido Juiz também!
 - Sammy (Skatista - ASKAP)- Obrigado por ter sido Juiz também!
 - Hugo (Skatista - ASKAP) - As suas sugestões foram fundamentais! Obrigado por ter sido Juiz também! E obrigado por ter feito contato com o patrocinador OverStreet. Sem esse contato a premiação estaria comprometida. Obrigado também pela sugestão da modalidade GAME!
 - Karoline (Aluna - Skatista da ASKAP - Conselheira de Cultura e OP) - Obrigado pela divulgação na escola; 
 - Sheila (Prefeitura Comunitária da Q. 378 do Itapoã) - Obrigado por ter chegado cedo no evento e tido a pro iniciativa de ter limpado o skatepark e a quadra de esportes. Obrigado também por ter ajudado na elaboração do lanche!
 - Carlos josenildo (Prefeitura Comunitária da Q. 378 do Itapoã) - Obrigado por ter carregado caixas e cadeiras e ter ajudado no final desmontando o toldo e limpeza.
 - Priscila (Prefeitura Comunitária da Q. 378 do Itapoã) - Obrigado por ter ajudado na elaboração do lanche!
 - João Braga (Professor e membro da Ass. Arte e Cultura no Beco) - Obrigado por ter emprestado o toldo! Sem ele estariamos torrados pelo sol! O seu toldo ainda está na escola, mas prometo que iremos entregar até a terça feira(01/06).
 - Leila e Ricardo Pacheco (Direção Regional de Ensino do Paranoá) - Obrigado por ter encaminhado o nosso pedido de policiamento e bombeiro. Prometemos que no próximo evento iremos encaminhar a documentação o mais breve possível.
 - Banda Marmitex S.A (Chicão, Braian, Michael e Lucas) - Obrigado por acreditar no evento e se disponibilizar totalmente de graça.
 - Junior (OverStreet Skateshop - Conic - Tel: 3225-7489) - Obrigado por ter acreditado na ASKAP e ter patrocinado as premiações.
 - Luis (FunHouse Skateshop - Conic - Tel: 3225-1065) - Obrigado por ter acreditado na ASKAP e ter patrocinado as premiações.
 - Agradecemos também aos gerente e proprietários das Panificadoras Dona Ana(Q. 17 - Paranoá), Arco Iris (Q. 13 Paranoá), Bahia (Q. 377 - Del Lago), Itapão (Q.02 - Del Lago) - No total, conseguimos 200 pães para fazer o lanche dos atletas e continuar até às 18h.


Peço perdão, caso tenha esquecido alguém!



SEGUE AS FOTOS DO EVENTO:
Primeiro Mini-Campeonato de Skate do Itapoã - 28/05/2011

SEGUE OS VÍDEOS


COMPETIÇÃO NA MODALIDADE GAME
APRESENTAÇÃO DO GRUPO DE BREAK UNDERGROUND KING
COMPETIÇÃO NA MODALIDADE GAME

sábado, 21 de maio de 2011

MINI-CAMPEONATO DE SKATEBOARD DO ITAPOÃ

Olá comunidade!
Olá visitantes!




A comunidade do Itapoã, com mais de 80 mil habitantes, possui os maiores índices de violência do Distrito Federal, onde a maioria das vitimas são jovens. O esporte para juventude dessa região é fundamental para proporcionar uma visão de cidadania e respeito ao próximo. O Skateboard já o 2º esporte mais praticado na cidade e podemos observar vários skatistas de todas as faixa etárias, andando de skateboard pelas ruas da cidade, desde que o asfaltada foi inaugurado, em 2008.

Para canalizar toda a energia da juventude, combater a ociosidade e por consequência a violência, a Associação dos Skatistas do Paranoá e Itapoã – ASKAP tem o proposito de organizar e fomentar o skateboard nessa comunidade, sempre com foco na promoção da educação e o lazer.

A ASKAP firmou com o Centro de Ensino Fundamental Drª Zilda Arns do Itapoã, em abril de 2011, uma parceria de voluntariado que tem como objetivo ajudar na gestão do skatepark lá existente. A ASKAP está integrada no programa chamado Escola Aberta, que “busca repensar a instituição escolar como espaço alternativo para o desenvolvimento de atividades de formação, cultura, esporte e lazer para os alunos da educação básica das escolas públicas e suas comunidades nos finais de semana.

A intenção é estreitar as relações entre escola e comunidade, contribuir com a consolidação de uma cultura de paz. O programa é resultado de parceria entre o Ministério da Educação e secretarias estaduais e municipais de educação.”

Dentro desse cenário, a ASKAP tem um monitor para aplicar aulas de skateboard aos alunos e moradores da comunidade sem nenhum custo.

VENHA PARA O EVENTO DIA 28/05 - 10H - PARA COMEMORAR ESSA PARCERIA! PRESTIGIE OS ATLETAS E O EVENTO CULTURAL!



SEGUE O LINK PARA INSCRIÇÃO DOS ATLETAS QUE DESEJAM PARTICIPAR DO MINI-CAMPEONATO:


https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dEIwT2lXaXVYWUFnU1V2QnpNdW1vMUE6MQ

SEGUE O LINK COM AS REGRAS:

https://docs.google.com/document/d/15OwEShX0j5l_C2CZ0AjDDlnNPEoHWkk3xaaDhZx8DCM/edit?hl=en_US